Guia da fotografiafotografia
Associações
Agências
Banco de Imagens
Cursos
Concursos
Fóruns
Fabricantes
  Fotógrafos
Aérea
Animais
Arquitetura
Arte
Amadores
Books
Crianças
Cotidiano
Documental
Eventos
Esportes
Fotojornalismo
Moda
Natureza
Náutica
Publicidade
Preto & Branco
Restauração
Viagens
Portais
Tutoriais e Dicas
Tutoriais Photoshop
Revistas
  Lojas
Equipamentos
Conserto
Laboratórios
Adicione o Guia da Fotografia aos seus favoritos Favoritos Indique o Guia da Fotografia aos seus amigos Indique

Finalmente, você entrou na era digital, comprou aquela câmera sonhada e saiu clicando tudo e todos por ai.
A memória acabou e você descarregou as fotos no seu computador e novamente saiu clicando tudo.
E agora ?. Como você vai mostrar suas fotos para seus amigos e familiares ? Não está pensando em enviá-las por e-mail ou sentar todo mundo na frente do seu computador para vê-las, certo ?

Seguem abaixo algumas dicas para você organizar suas fotos, criar álbuns e apresentações para TV.
 
Organizando as fotos:

  • Descarregue as fotos para uma pasta específica com data e nome do local ou evento;
  • Apague as fotos que não saíram boas, inclusive aquela do seu pé que você bateu enquanto testava a câmera;
  • Copie as fotos para um CD para fazer backup (cópia), se você é pessimista faça duas, não esqueça de escrever no CD o conteúdo dele.  Compre aquelas canetas especiais para isso, você sabia que elas existem não é ?  você encontra em qualquer livraria;

Programa para organizar as fotos

Para organizar as fotos no seu computador nada melhor que o Picasa, é gratuito. Além de organizar suas fotos você pode fazer retoques nelas e criar slideshow e filmes para gravar em CD´s. Você também pode criar álbuns na internet e enviar convites para seus amigos visualizarem seu album. O seu album será público só se você quiser, então não tenha receio de que o Brasil inteiro veja suas fotos.

Site:google.picasa

Preparando as fotos para exibição ou impressão

  • Agora que você já fez uma cópia das suas fotos para um CD, faça uma limpeza geral na sua pasta. Apague as fotos proibidas, as fotos repetidas e as fotos ruins.
  • Crie uma subpasta chamada Imprimir e selecione algumas fotos, afinal aquela tia que nem aparelho de DVD têm também quer muito ver suas fotos e talvez algumas mereçam estar em um porta-retrato na sua sala. Selecione poucas, de preferência uma de cada lugar, não esqueça que vai pagar por isso.
  • Compre um CD  regravável para não desperdiçar CD’S e copie a pasta imprimir que você criou e leve a qualquer loja de revelação, ou então envie pela internet.

Dessa maneira se você levar na loja, ganha tempo e poupa tempo do funcionário, ele copiará a pasta inteira e pronto.  Veja aqui lojas de revelação digital.
Ainda existe a possibilidade de você mesmo imprimir as fotos em casa, se você tem recursos suficientes compre uma impressora específica para isso.

 

As melhores opções para você criar álbuns virtuais:

Flickr
www.flickr.com  gratuito (com limite de espaço) Para contas sem limites o site cobra 45,90 reais por ano.

Álbum do Picasa -  gratuito até 10 Mb de espaço.  Por  vinte dólares por ano você poderá ter mais 10 GB de espaço. Se você utiliza o Picasa para organizar suas fotos, o programa lhe ajuda na criação do álbum. http://picasaweb.google.com. Veja AQUI como ficará seu album.

Se você tem mais familiaridade com programas de computador, crie um slideshow das melhores fotos, as melhores fotos, ninguém merece ver 350  fotos de sua lua-de-mel.  Bem, crie um slideshow com música (não muito lenta) e efeitos na transição das fotos, se tiver paciência coloque comentários nas fotos, grave-o num CD ou DVD e pronto. No seu jantar coloque o DVD e relaxe, deixe-o rodando a noite inteira se quiser, com isso o risco das pessoas dormirem é menor .

O formato de gravação do CD ou DVD irá depender do seu aparelho. Se você pretende distribuir seu CD entre os parentes, lembre que alguns aparelhos antigos não lêem determinados formatos como mpeg ou avi. Prefira gerar um DVD se tiver gravador de DVD é claro.

Se você é um usuário básico de computadores, bem, somente grave as fotos em um DVD ou CD e na hora de mostrá-las, ligue o seu aparelho de som e coloque um música bem animada!.

Libere espaço no seu disco Finalmente, você já criou o CD de backup e o slideshow, já criou o álbum na internet e já encheu a caixa postal dos seus amigos com fotos, já selecionou as fotos para imprimir e mostrar para sua tia, agora apague-as do seu computador.  Senão em pouco tempo você não terá mais espaço em disco.

Existem muitas programas que lhe permitem criar apresentações para gravar em DVD ou CD, listamos abaixo apenas alguns deles, já testados pela equipe do Guia da Fotografia.

Microsoft Photo Story 3.0

Uma boa opção grátis é o Photo Story para criação de slideshows. Dá pra adicionar efeitos especiais, trilha sonora ou até mesmo fazer sua própria narração para as fotos. Além disso, o programa permite adicionar títulos e, ao final, enviar o filme por e-mail para os amigos.
Se as fotos não estiverem boas, o programa ainda corrige imperfeições de cor, luz e contraste, remove olhos vermelhos e adiciona efeitos especiais como: preto e branco, sépia etc.

Site:Microsoft Photo Story 3.0

Nero PhotoShow Deluxe

Apesar de não ser tão completo como o Proshow é excelente para quem não tem muita familiaridade com edição de imagens, músicas e vídeos e além disso tem versão em português. Com o Nero Proshow Gold você pode organizar as fotos, fazer backups das suas fotos, criar  slideshows e grava-los em CD ou DVD, protetores de tela e fundo de tela dinânimos. Traz 257 trilhas sonoras pré-definadas para criação de slides Pop, Jazz, Hip-Hop, Eletronic e muitas outras porém permite que você adicione suas músicas.
Você pode editar as fotos aplicando efeitos de filtros ou retoques. Corrigir olhos vermelhos, cortar, colar e desenhar sobre as fotos além de escrever textos.
 Existe uma versão gratuita do programa porém esta não permite gravar em cd ou dvd.

Custo: 39,99 dólares
Site:Nero Photoshow Deluxe

Proshow Gold

Uum dos mais completos, excelente para fotógrafos. Permite gerar CD, VCD e DVD e você não precisa de outro programa para gravar, o próprio Proshow grava.
Tem mais de 100 efeitos de transição, permite adicionar trilhas sonoras ou trechos de músicas. Você pode criar protetores de tela, slideshows autoexecutáveis, em formato mpeg para rodar no computador, em flash, slideshows para envio por e-mail, para gravar em DVD, CD ou compartilhar na web. Você também pode editar suas fotos aplicando efeitos  como brilho, nitidez, tirar olhos vermelhos escrever textos sobre elas e muito mais. O programa ainda permite criar menus para suas apresentações e gravar vários slideshows em um DVD.
A interface é amigável e você seleciona as fotos apenas arrastando-as para a janela do slideshow. Você pode determinar que os efeitos de transição e movimento sejam aleatórios, e solicitar que ele determine o tempo de visualização das fotos em função das músicas que você definiu ou então indicar onde deve começar e terminar a música.
Só possui versão em inglês.

Custo: U$ 69,00 dólares
Site:Proshow Gold

 

home
 
   
Nômade Informática © 2006 - Todos os direitos reservados.